Só o nome 124 Spider desperta a memória de quem viveu intensamente o desporto automóvel nos anos 70. Hoje é a elegância desportiva que faz o apelo do novo descapotável de dois lugares da marca de Turim.
O 124 Spider do séc. XXI não deixa ninguém indiferente e poucos são capazes de associar este modelo com o Mazda MX-5 que lhe deu origem e com o qual partilha muitos elementos do chassis e não só. Mas se há muito pontos de contacto entre os dois modelos, também grandes diferenças que marcam o carácter de cada um deles.
Em termos de volumetria os dois modelos equivalem-se apesar do Fiat ser ligeiramente maior. Mas com a mesma distância entre-eixos não há grandes diferenças num habitáculo onde o espaço é o mínimo indispensável para desfrutar da condução a céu aberto, pois até os porta-objectos são escassos. O 124 Spider faz a diferença com um maior cuidado ao nível do design, que alia a modernidade e a funcionalidade com um estilo que nos remete para descapotáveis de outros tempos. Isso é patente mesmo no painel de instrumentos e no ecrã de sete polegadas com comandos fáceis e intuitivos. Só é pena que o volante não seja regulável em profundidade.
Os dois modelos utilizam capotas de lona sem comandos eléctricos, mas a do MX-5 é muito mais simples e rápida de abrir ou fechar. Em qualquer dos casos a bagageira apenas tem capacidade para um par de sacos.
A comparação com o Mazda MX-5 1.5 de 130 cv é inevitável e é notória sobretudo em estradas secundárias com curvas encadeadas. O Fiat 124 Spider é menos nervoso e mais previsível, o que tem a ver com uma suspensão mais suave, mas mesmo assim é ágil e bem agradável de guiar. Quem quiser mais emoção pode optar pelo 124 Spider Abarth.
O Fiat 124 Spider tem chegada prevista para Setembro e os preços começam nos 27 800 euros da versão base. O nível Lusso, com jantes de 17 polegadas, estofos em couro e um ecrã táctil tem um preço a partir de 30 300.